A falta de imaginação pode ser ridícula

Seja o primeiro a comentar

NÃO POSSO FICAR CALADO

Caros alvinegros e amantes do futebol de qualquer torcida, eu quase tinha prometido a mim mesmo que não comentaria uma coisa tão esdrúxula, mas não me contive: sucumbi à vontade de contestar algo tão surreal… foi mais forte do que minha sincera força de vontade.

SERÁ QUE É FALTA DE ASSUNTO?

A inacreditável (só para ser educado) enquete da Fox Sports, no último dia 02 de março, perguntando quem foi melhor: Zico ou Garrincha ofende a quem conhece minimamente a história do futebol.

Não entendi o que leva um produtor de um programa com horário caro, se prestar a este papel vexatório.

O QUE É INACREDITÁVEL PODE PIORAR

E nesses tempos de vale tudo, fake news e ignorância reinante em qualquer área de conhecimento, alguns apressados elevaram o ridículo ao quadrado, e quiseram também comparar Junior com Nilton Santos nas redes sociais.

É MAIS CLARO QUE DIA ENSOLARADO

Algum alvinegro de bom senso pode deixar de reconhecer que Zico e Junior foram craques? Creio que não. Mas Garrincha e Nilton Santos (este até hoje considerado o maior lateral esquerdo da história do futebol) estão na seleção de todos os tempos da FIFA. São bicampeões mundiais. A bola de ouro ganha por Garrincha na Copa de 1962 foi uma “barbada”: nenhum outro jogador chegou perto do seu desempenho naquela Copa. Sua atuação está imortalizada na história do esporte. A maneira como Garrincha desmontou qualquer sistema defensivo à época, fez os estudiosos do futebol se debruçarem em pranchetas na busca de um antídoto, que diga-se de passagem, nunca acharam.

O PROTAGONISMO ALÉM DO TEMPO

O ineditismo e genialidade de ambos, em aspectos diferentes (Nilton pela inteligência tática e categoria extraclasse; Garrincha pelo talento esplendoroso e ousadia.) colocam por terra qualquer comparação minimamente sensata, mesmo guardadas as diferenças temporais. Ou alguém duvida que Nilton Santos e Garrincha fariam até mais, se jogassem no futuro (anos 90 ou até hoje mesmo) tendo a medicina esportiva de hoje à disposição?

FIM DE QUESTÃO

Em suma: na opinião deste colunista a enquete foi preparada por alguém totalmente desinformado que deveria conhecer minimamente a história do esporte que paga seu salário. Foi ridícula. Expõe um grande ex jogador e atleta como Zico, numa comparação despropositada com um grande gênio do esporte que está num patamar onde pouquíssimos se encontram e a maioria nem sonha em alcançar.

PARA O BEM DO ESPORTE

Cada um conquistou o seu lugar na história, mas um veículo de massa deveria ter mais cuidado e passar informações corretas. Induzir a uma distorção travestida de análise, neste Brasil de hoje, é no mínimo covarde.

Fonte:

 

Apenas e Sempre Botafogo ! Saudações alvinegras !

Crédito das fotos:

Garrincha – Wilney/AJB

Garrincha e Nilton Santos – autor desconhecido 

Sabia que você pode receber as notícias do site da Rádio Botafogo com toda tranquilidade? Vá em www.radiobotafogo.com.br e assine o site colocando seu email. É rápido, grátis e simples!

Publicado no dia

Deixe um comentário! 0