CONHECENDO O ADVERSÁRIO III: BARCELONA SPORTING CLUB

Seja o primeiro a comentar

Olha eu aqui de novo irmãos de camisa! Depois da espetacular vitória do nosso Glorioso contra o Atlético Nacional vamos dar continuidade a série sobre quem é quem no nosso grupo da Copa Libertadores da América! Como vocês sabem, o objetivo é tentar trazer o máximo de informações para a nossa comunidade sobre os times que vamos enfrentar na competição continental, informações tais como, história do clube, desempenho na Libertadores, jogadores de destaque, como está o clube na atual temporada, entre outras.

E hoje vamos falar do nosso terceiro adversário na fase de grupos, o Barcelona de Guayaquil!, que assim como nós também está invicto no grupo com duas vitórias em 2 jogos, ou seja, a próxima partida será briga de “cachorro grande”!

Curtam, compartilhem, façam suas críticas e sugestões para que possamos ir melhorando dia após dia! Vamos lá!!

BARCELONA SPORTING CLUB

Escudo do Barcelona de Guayaquil.

Conhecido por vários apelidos, como por exemplo, “El ídolo del Astillero”, “Los Amarillos”, “Toreros” e “Los Canarios”, o Barcelona Sporting Club é um dos mais antigos clubes de futebol do Equador, possui 15 títulos do campeonato equatoriano, onde é o atual campeão, possui 24 participações na Copa Libertadores e já foi duas vezes vice campeão da competição nos anos 1990 e 1998. A instituição ostenta a condição de ser o único clube no país que nunca foi rebaixado no Equador.

A HISTÓRIA

Primeira equipe do Barcelona em 1925.

O Barcelona Sporting Club foi fundado no dia 1º de Maio de 1925 (91 anos), por um grupo de jovens catalães e guayaquilenhos que residiam no bairro Astillero na cidade de Guayaquil.
Assim como é de se imaginar, seu nome “Barcelona” nasceu como forma de agradecimento as missões catalãs que ajudavam a comunidade equatoriana na época, além de que, muitos dos seus membros fundadores eram fãs e torciam para o original FC Barcelona, na Espanha.

Apesar de ter sido fundado em 1925 o clube se profissionalizou apenas em 1957.

O Barcelona possui vários ídolos que defenderam o seu escudo, entre eles há um brasileiro conhecido por todos e especialmente pela torcida botafoguense, trata-se de Haílton Corrêa de Arruda, não sabe quem é? Então vou te revelar o apelido que o tornou mundialmente famoso: Manga, o goleiro que se destacou pela sua velocidade em repor a bola e por sua agilidade debaixo das traves jogou no time equatoriano entre os anos de 81 e 82. O ex-goleiro gostou tanto do país que o adotou e atualmente mora na cidade de Salinas.

A TORCIDA

“Los Amarillos” a apaixonada torcida do clube.

No último senso realizado no país, mostrou que o clube conta com um pouco mais de 39% da preferencia nacional, tornando-o assim, junto com o Emelec, um dos clubes com maior torcida no Equador

O ESTÁDIO

Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.

O estádio Monumental Isidoro Romero Carbo (presidente idealizador do estádio), foi inaugurado em 27 de Dezembro de 1987 com o jogo entre “Barcelonas”, onde o primo rico saiu com a vitória por 1×0. O palco tem capacidade para 59.283 torcedores.

Atualmente por razões de patrocínio o Monumental Isidoro Romero Carbo recebe o nome de Estádio Banco Pichincha.

O BARCELONA DE 2017

O clube montou um elenco forte para temporada 2017.

Atualmente no campeonato equatoriano o Barcelona ocupa a sétima posição em um campeonato com doze clubes, em 9 jogos, venceu três, perdeu três e empatou três jogos, fez 11 gols e sofreu 10. O clube possui um jogo a menos que seus adversários. Seu último confronto pelo campeonato foi o clássico contra o Emelec, onde saiu derrotado por 1×0.

Já na Copa Libertadores o clube está junto com o nosso Glorioso na liderança do grupo, com uma campanha idêntica a nossa, duas vitórias, com 4 gols pró e 1 contra.

No jogo de estreia da competição, “Los Amarillos” receberam o Atlético Nacional e venceram de virada por 2×1, os gols foram marcados por Jonantan Álvez e Marcos Caicedo, já no segundo jogo, o time viajou para a Argentina para enfrentar o Estudiantes e mesmo com Verón em campo, saíram com a vitória por 2×0, gols do meu xará, o zagueiro Jefferson Mena e do atacante Ariel.

DE OLHO NELES

Damian Díaz, o camisa 10 do time.

O Barcelona possui muitos jogadores perigosos, entre eles posso destacar o camisa 10, Damian Díaz que esteve perto de vir para o Botafogo em 2011, vindo do Boca Juniors, além dele há o Atacante Ariel, que teve passagens no futebol brasileiro por Coritiba e Internacional, o gigante argentino é forte no jogo áereo e tem bastante força física, outro atacante perigoso é Jonantan Álvez, artilheiro da equipe no campeonato nacional com 4 gols. No meio de campo há um toque brasileiro o volante Gabriel Marques que teve rápidas passagens por Atlético Paranaense e Paraná, o jogador é titular absoluto do técnico uruguaio Guilhermo Almada.

Ariel, atacante forte no jogo aéreo.

CURIOSIDADES

Divulgação da participação de Ronaldinho Gaúcho na “Noche Amarilla” em 2016.

 

Em 2017 foi a vez de Diego Forlán.

O Barcelona de Guayaquil realiza periodicamente, para comemorar o seu aniversário, em seu estádio um evento que reúne sua apaixonada torcida chamado de “Noche Amarilla”, ou Noite Amarela, onde o clube convida jogadores em fim de carreira e com destaque no futebol mundial para participar de um jogo festivo, nomes como Ronaldinho Gaúcho em 2016 e Diego Forlán em 2017 já participaram do evento.

E ai amigo alvinegro, o que você achou do nosso próximo adversário? Acredita que podemos trazer uns pontinhos do Equador? Eu acredito, então vamos juntos e embolados empurrar o nosso Botafogo para mais um resultado positivo!!

Fonte: Rádio Botafogo

Publicado no dia

Deixe um comentário! 1