Redes Sociais

Colunas

RBOLÃO

Publicado

em

Saudações, Helenos e Helenas!

Conforme anunciamos no BNA do dia 01 de Julho, estamos trazendo o RBolão, nosso bolão da Rádio Botafogo. Diferentemente da maioria dos bolões, o nosso é simples e direto. O participante precisará apenas deixar nos comentários seu palpite de com quantos pontos o Botafogo terminará o campeonato. Os vencedores receberão uma camisa da Rádio Botafogo. Os palpites serão aceitos apenas até o dia 13/07/2019, véspera do jogo com o Cruzeiro.

 A ideia do RBolão surgiu a partir das entrevistas concedidas por Eduardo Barroca, onde ele explica o planejamento para a temporada do time dividido em quatro ciclos. O primeiro ciclo, segundo ele, foi cumprido com sucesso, com o Botafogo somando quinze pontos na tabela de classificação, antes da parada para a Copa América. Ciente das dificuldades financeiras do clube e a consequente limitação técnica do elenco que dispõe, Barroca evita falar claramente, pelo menos externamente, sobre objetivos de classificação ou até mesmo título, nesse caso com relação à Copa Sul Americana. Isso é positivo, de certa forma, por não gerar no torcedor expectativas que não possam ser realizadas. Mas nós queremos saber o que você, torcedor alvinegro que acompanha a Rádio Botafogo, pensa e/ou espera que aconteça com o clube no dia 8 de dezembro, quando o Botafogo entrará em campo para enfrentar o Ceará pela última rodada do Brasileirão.

 Para auxiliar o torcedor palpiteiro a calibrar sua mira de chute, preparamos um prognóstico baseado nos jogos que ainda faremos, mas levando também em consideração os já realizados e dividimos em dois cenários: otimista e pessimista. Com relação à projeção realista, deixamos em aberto por entendermos que realismo é algo muito subjetivo. Na nossa projeção mais otimista terminaríamos com 80 pontos, o que significaria briga por título e classificação direta para fase de grupo da Libertadores. A mais pessimista seria de 45 pontos, escapando com certa folga do rebaixamento, mas não se classificando nem para a Copa Sul Americana, que fica na zona dos 50 pontos. Lembrando que nos últimos cinco anos a maior pontuação de um campeão foi obtida pelo Corínthians em 2015 com 81 pontos e a menor com o mesmo clube em 2017 com 72 pontos. Já na parte de baixo da tabela nos últimos cinco anos, a pontuação mais alta de um clube rebaixado foi de 43 pontos atingidos pelo Internacional em 2016 e Avaí e Coritiba em 2017. O Botafogo atingiu a sua maior pontuação em 2016, quando conseguiu a classificação para a Taça Libertadores da América com 59 pontos. A mais baixa foi em 2014, 34 pontos, que resultou no nosso rebaixamento. Isso significa dizer que com 15 pontos conquistados até o momento e com os chamados jogos de “seis pontos”, o risco do Botafogo ser rebaixado é muito pequeno, porém não impossível. Para isso, precisaríamos cair muito de rendimento e os times abaixo de nós na tabela subirem muito seu nível de performance. E aí, palpiteiro? Apontou, atirou e…

 Confira abaixo a tabela com as projeções e deixe seu palpite nos comentários! (Em parênteses, jogos já realizados e a pontuação referente)

Jogos de Seis pontos

Fortaleza (+3) – Volta fora

Bahia (+3) – Volta fora

Chapecoense

Vasco (+3) – Volta fora

Fluminense (+3) – Volta casa

CSA (+3) Volta casa

Ceará

Avaí

Total máximo: 48

Total realizado: 15

A realizar: 33

Total otimista: 48

Total pessimista: 30

Jogos de 3 Pontos em casa

Goiás (-3) Volta casa

São Paulo (-3) Volta casa

Athletico PR

Atletico MG

Santos

Corinthians

Internacional

Cruzeiro

Flamengo

Total: 27

Realizados: 0

A realizar: 27

Otimista: 19

Pessimista: 12

Jogos fora pontuação lucrativa

Cruzeiro

Athletico PR

Corinthians

Flamengo

Total: 12

Otimista: 8

Pessimista: 2

Jogos fora nada a esperar

Palmeiras (-3)

Atletico MG

Santos

Internacional

Gremio (-3)

São Paulo (-3)

Goiás (-3)

Total: 21

Otimista: 5

Pessimista: 1

Total otimista: 80 pontos

Total pessimista 45 pontos

Clique para Comentar

Newsletter

Anúncio Patrocinado

Facebook

%d blogueiros gostam disto: