Redes Sociais

Notícias

Técnico campeão no basquete, Léo Figueiró torce pela Botafogo S.A. e pede profissionalização

Publicado

em

Se no futebol a situação está difícil, no basquete o cenário também não é diferente. Apesar dos resultados positivos, o Botafogo tem encontrado percalços na sua caminhada com a bola laranja – atuou, por exemplo, os últimos quatro jogos em casa no NBB com os portões de General Severiano fechados. O técnico Léo Figueiró revelou uma ponta de frustração com os problemas, mas entende que o clube passa por um momento complicado financeiramente.

Em entrevista ao programa Cesta no Estadão, veiculado via Facebook e comandado pelo jornalista Marcius Azevedo, Léo Figueiró disse que esperava uma atenção maior ao basquete após a quarta colocação no NBB do ano passado e o título da Liga Sul-Americana de 2019, que fará o Botafogo disputar este ano a Champions Américas, principal torneio do continente.

– É uma progressão. No ano passado fomos quarto lugar no NBB, esse ano montamos um time mais forte, consertamos alguns pontos e carimbamos um título sul-americano, inédito depois de 52 anos. A expectativa normal é que, por estar classificado para uma Champions, vamos nos preparar, etc.., mas por outro lado o clube Botafogo passa por um momento muito delicado. Os efeitos pós-título não chegaram perto do que a gente esperava, mas entendemos que é um momento delicado do clube enquanto instituição – disse.

A solução para a resolução desses problemas pode ser a Botafogo S.A., empresa que está sendo criada para gerir o futebol alvinegro. Apesar de não haver nenhuma relação com o basquete, a transformação em clube-empresa pode ajudar a equipe alvinegra – e demais esportes olímpicos do clube – a dar um salto de qualidade. É o que Léo Figueiró acredita.

– Vai vir a S.A., torcemos para que dê muito certo essa iniciativa. Uma pessoa que está à frente e com a qual tenho contato mais próximo é o Laércio (Paiva), um cara muito sério, muito íntegro, que quer fazer a coisa certa. Nesse turbilhão de coisas, o esporte amador fica de stand by aguardando os próximos capítulos que vão acontecer. Torcemos para que as coisas caminhem, que seja dado um novo caminho ao futebol, de vitórias, com administração profissional, e que isso chegue também ao esporte olímpico, de forma que possamos também profissionalizar. Não é mais cabível falar de esporte amador, é preciso que a gente possa dar esse passo de profissionalismo, com pessoas totalmente engajadas para trabalhar no dia-a-dia, se faz necessário isso para voos mais altos. Se o Botafogo tem pretensões de jogar uma Champions League, onde todos têm condições de ser campeão, e o campeão dá a oportunidade de disputar o Mundial, uma final de Clubes, seria algo gigantesco. Isso faz parte do sonho do clube e aguardamos que as coisas voltem a caminhar para o crescimento. Entendo perfeitamente o momento dificílimo do clube, mas o Honda chegou, então as coisas vão melhorar (risos) – frisou Léo Figueiró.

Eleito melhor técnico da última edição do NBB e integrante também da comissão técnica da Seleção Brasileira, Léo Figueiró aproveitou a oportunidade para agradecer às pessoas que ajudam a manter o basquete alvinegro de pé, reforçando a necessidade da profissionalização:

– Estamos trabalhando, temos um grupo de pessoas que amam o basquete, que estão imbuídas em ajudar, a maioria delas são amadores, não recebem nada para estar lá, o que eu acho errado. O cara trabalha de 8h às 20h, aí sai do trabalho com seus estresses, suas demandas, vai chegar no clube para resolver uma demanda de um dia inteiro de um time, que não é pouca coisa… Tenho uma gratidão tremenda por eles, mas o futuro do basquete é a profissionalização, não tem outra maneira.

O Botafogo volta a jogar pelo NBB nesta sexta-feira, às 21h10, fora de casa, contra o Rio Claro, com transmissão do canal Fox Sports. O Glorioso vem de duas vitórias seguidas com grandes viradas – superou Brasília após ficar 15 pontos atrás e depois o Pato Basquete, na última quarta-feira, tirando uma desvantagem de 19 pontos.

Fonte: Redação FogãoNET

Clique para Comentar

Copyright © 2019 Rádio Botafogo. Todos os Direitos Reservados.

%d blogueiros gostam disto: